Suplemento composto de extratos naturais traz aumento de massa muscular e outros benefícios

1

Chega ao Brasil um novo suplemento composto de extratos naturais que mostrou em estudos aumento de massa muscular, desempenho de força, redução de gordura e produção de testosterona, trata-se produto chamado de Cindura. O suplemento foi criado a partir da união de dois fotoquímicos provenientes da flora asiática: a Garcínia mangostana, derivada do mangostim, e o extrato de Cinnamomum tamala.

Entre os destaques dos testes, realizados durante 42 dias, estão o aumento de 46% de força máxima no supino e de 39% no leg-press, e uma elevação de 32% nos índices de testosterona livre.

Um grupo de cientistas indianos que descobriu o potencial desses dois princípios estabeleceu que a união dos ativos aumenta a síntese de óxido nítrico, por meio da ativação da enzima óxido nítrico-sintetase endotelial (eNOS). Os estudos foram iniciados em 2017 e, no ano passado, a equipe publicou o primeiro artigo científico, no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Pesquisas anteriores já haviam relacionado o óxido nítrico ao aumento da resistência cardiovascular e redução do tempo de recuperação por lesão.

“Esse ganho em aumento de força e produção de testosterona a partir de substâncias naturais é ímpar. Associado ao aumento da perfusão, são aspectos fundamentais na promoção do crescimento muscular”, afirma Marcelo Carvalho, nutricionista e educador físico.

Ganho de força e aumento de massa magra

Com atividade anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e antilipogênica, a Garnicia mangostana e o extrato de Cinnamomum tamala, que também demonstrou potencial anti-inflamatório e antioxidante em modelos in vitro, in vivo e em humanos a hipertrofia do musculo esquelético é gerada pelo estímulo mecânico promovido pelo exercício. A associação dos ativos com o treino potencializou a resposta de ganho,conhecida pelo aumento da área de secção transversa do músculo esquelético a partir da biossíntese de novas estruturas envolvidas na contração muscular, sendo uma das principais adaptações geradas no músculo em decorrência do treinamento físico.

O desenvolvimento da força motora envolve, principalmente, mecanismos de adaptações neural e morfológica. Na pesquisa, os cientistas demonstraram que nas etapas iniciais do treinamento, os ganhos de força são obtidos preferencialmente por meio de adaptações neurais. Após esse período inicial, a contribuição das adaptações morfológicas aumenta, enquanto das neurais tende a diminuir. O ganho de força depende, então, da otimização dessas adaptações durante o treinamento.

Ao atuar na ativação da eNOS, os dois princípios ativos causam a vasodilatação e maior fluxo de sangue nas células musculares, melhorando o aporte de oxigênio e nutrientes.

Além disso, eles também ativam a maquinaria relacionada à síntese proteica pela fosforilação da cascata de sinalização da via mTOR. A ativação dessa via de sinalização está associada ao ganho de massa muscular.

Testes realizados

Um estudo clínico, randomizado, foi realizado para avaliar os efeitos dessa suplementação sobre a musculatura e força muscular em sujeitos treinados em exercício de força. O estudo teve duração de 42 dias e a amostra era composta por homens adultos com idade entre 18 a 40 anos. Foram excluídos do estudo participantes que faziam uso de qualquer suplemento nutricional ou hormônios para ganho de massa muscular.

O protocolo de suplementação foi de 800 mg de composto ou placebo, antes do café da manhã. O protocolo de treino era realizado na supervisão de um educador físico no período da manhã, 4 vezes por semana.

As análises, cujos resultados mostraram o aumento de força e dos níveis de testosterona, foram realizadas no período basal e nos dias 21, 35 e 49. Foram avaliados o teste de 1 repetição máxima (1RM) no supino e no leg press, teste de resistência muscular, tempo até exaustão, circunferência do braço e composição corporal. Foram avaliados também os níveis séricos de testosterona total e livre, insulina, lactato e IGF-1.

O produto já está à venda em farmácias de manipulação e para adquiri-lo é necessário passar por um acompanhamento médico.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui