Para potencializar os resultados do seu treino de musculação, é importante saber quais alimentos deve-se incluir no seu cardápio. A sua alimentação terá um grande impacto na formação dos seus músculos, na fadiga e na resistência. Saber o que comer antes, durante e o pós treino é tão importante quanto o exercício praticado na academia.
Hidrato de Carbono
Depois do treino, é fundamental a ingestão de hidratos de carbono de elevado índice glicêmico. Caso não tenha se alimentado em um curto período, é importante comer uma fonte de proteína de rápida absorção. Com o transcorrer do treino as reservas de glicogênio muscular vão acabando, sendo fundamental sua reposição através da alimentação. Alimentos como banana, pão branco, arroz ou massa não integrais, batata-doce, são ótimas opções de alimentação pós treino.
Proteína
A proteína é o nutriente-chave para aumentar a massa muscular, servindo de substrato as proteínas que compõem o tecido muscular. Quem busca aumentar sua massa muscular deve optar, por alimentos de elevado valor biológico. Prioritariamente proteínas de origem animal ( Carnes, peixes e lácteos)
Fontes de proteína: frango, carne,ovos, peixes, iogurtes desnatados, queijo branco, oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju entre outros.
Frutas Antioxidantes
Os principais antioxidantes encontrados em nossa alimentação são: vitamina A, selênio, vitaminas E e C, licopeno, quercetina e luteína (fitoquímicos).
É importante ingerir alimentos ricos em antioxidantes, como frutos vermelhos que tem a ação de bloquear os radicais livres que são produzidos naturalmente pelo nosso organismo durantes os exercícios.
Antioxidantes: blueberry, uva, morango, ameixa, kiwi, açaí,cereja entre outros
Leia também
Maior prova de Ciclismo de Estrada no Brasil acontece em setembro
Musclecontest Nacional: veja quais foram as campeãs