Não adianta contratar o personal da sua amiga, que é lindo e especialista em Muay Thai, se seu foco é correr sua primeira maratona. Muito menos o estagiário da academia do bairro, que é um amor, mas não é nem formado. Para te ajudar nessa missão convocamos o pessoal da Personal Trainer X, a maior rede social digital do segmento no Brasil conectando professores a alunos.
Vinícius Monteiro, sócio do Personal Trainer X, preparou cinco preciosas dicas para você. Ele explica que o primeiro passo sempre é checar se o personal é formado e tem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), o que pode ser feito no site do órgão. Só em São Paulo, durante o ano passado o CREF autuou 658 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de Educação Física e atendeu a mais de 2 mil denúncias. Para fazer a checagem é preciso do nome e o número do registro do profissional e acessar o site do CREF do seu estado.
“No Personal X as informações de formação, experiência e personalidade já estão incluídas no perfil, o que já ajuda muito nesta missão da escolha do personal trainer”, conta Vinícius. O acesso é gratuito e até o momento 474 personal trainers estão cadastrados. A rede social faz parte do Grupo KLP, formado também pela Kainágua Academia e a Lokal Assessoria de Esportes e Saúde.
Personal Trainer X:www.personaltrainerx.com.br
DICAS
Aula teste – faça uma aula teste, como a aula é individual é preciso ter empatia com o professor.
Alinhe os objetivos – converse com o personal na aula teste e veja se os seus objetivos têm a ver com a formação dele. Cada aluno tem um objetivo diferente: perda de peso, melhorar o condicionamento física, treinar para uma competição, definição muscular, entre outros.
Formação – além de ser formado em Educação Física verificar o título. Bacharel só pode dar aula em academias, grupos, hotéis e empresas. Licenciatura pode dar aulas também em escolas como Professor de Educação Física. E Licenciatura Plena pode dar aulas em qualquer lugar. Pilates e artes marciais exigem preparação específica.
Experiência – verifique onde ele já trabalhou e o que fez. Se atuou em alguma confederação específica, se já desenvolveu métodos ou defendeu teses. O critério é ter no mínimo dez mil horas de rodagem na bagagem.
Pergunte – antes da aula teste não tenha vergonha, além da formação completa, pergunte a idade, peso, condicionamento físico atual, estado de saúde, interesse em fitness, estratégia para prevenir lesões e lembre de perguntar o preço da aula para saber se cabe no seu orçamento.
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema