Entenda como ocorre o processo de hipertrofia muscular

0

A hipertrofia é o aumento das células musculares, ou seja, o que gera volume. Isso acontece por meio do processo fisiológico, através de um estímulo, a prática de algum exercício físico que causa o aumento muscular.

Sabendo disso, a hipertrofia muscular depende do estimulo e da intensidade do exercício. Vale ressaltar que é necessário respeitar o nível de cada aluno. Com isso, o Personal Trainer vai elaborar um programa de treinamento ideal ao perfil do praticante de musculação.

Vamos identificar quais tipos de hipertrofia a literatura relata:

De acordo com os estudos dos especialistas Tudor Bompa, Mauro Di Pasquale e Lorenzo Cornacchia, no livro “Serious Strength Training-3rd Edition”, existem dois tipos de hipertrofia e elas ocorrem no mesmo momento: a sarcoplasmática e a miofribrila.  

O processo é bem simples, imagine uma pessoa sedentária, ela não faz nenhum tipo de exercício físico, ou seja, a musculatura dela não recebe nenhum estimulo. Em um determinado momento da vida dessa pessoa ela decide que precisa fazer academia e começa a se exercitar, a partir desse momento o músculo dela passa a receber um estimulo e isso vai ajudar a gerar a hipertrofia muscular.

No entanto, você deve estar perguntando qual a diferença entre os dois tipos de hipertrofia, que repito, acontecem no mesmo momento. Bom, a diferença é a seguinte: na sarcoplasmática há o aumento do líquido e das organelas do sarcoplasma, já na miofibrila ocorre o aumento do volume da fibra muscular.

Agora você pode estar pensando: “Mas poxa, será então que é só eu começar a treinar e já vou ter a hipertrofia”. Não é bem assim. Esse processo depende totalmente da maneira como você treina. Os seus exercícios precisam ter intensidade, pois isso está totalmente ligado ao desempenho da hipertrofia muscular. Outro fator importante é treinar até a falha muscular.  

Um recente estudo realizado por Schoenfeld comparou os efeitos do treinamento de resistido com baixa carga (definido como menos de 60% de 1RM, com estudos geralmente usando cargas ainda menores como 30% 1RM) e o com altas cargas (entre 60% a 80% 1RM) na hipertrofia muscular. Com isso, os pesquisadores relataram que tanto o treinamento de carga baixa quanto o de carga alta produziram aumentos semelhantes no tamanho do músculo, desde que os treinos sejam levados até a falha muscular.

Então a intensidade é levada em consideração, principalmente a falha muscular, para um bom desempenho da hipertrofia, vale lembrar que se deve respeitar o nível atual do praticante, havendo uma boa prescrição de um programa de treinamento.

Consulte um profissional da Educação Física para lhe ajudar a ter os resultados que você tanto deseja.

Acompanhe a coluna do personal trainer Italo Fernando aqui no Esporte Fitness.

Clique aqui e siga o Italo no Instagram. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui