Fisiculturista Isa Pecini conta estratégia que usou para o Mr. Olympia

0
Fisiculturista Isa Pecini
Crédito da foto: Reprodução/Instagram oficial da Isa Pecini

A reportagem do Esporte Fitness entrevistou a campeã do Mr. Olympia na categoria bikini, Isa Pecini e o treinador da atleta, Ricardo Pannain, que comentaram sobre a preparação para a competição e outras curiosidades na rotina de treino da fisiculturista.

“O Mr. Olympia é o campeonato mais importante do mundo. É onde estão os melhores atletas, então para mantermos o título precisamos mostrar evolução do conjunto que apresentamos esse ano, pois hoje a Isa é a referência e atleta a ser batida”, disse Pannain.

“A Isa já estando classificada, o macrociclo preparatório será maior, e temos mais tempo para trabalhar cada mesociclo preparatório. Então o meu objetivo é diminuir o período que trabalharmos hipertrofia com maior aporte calórico, e aumentar os mesociclos finais de definição muscular e qualidade máxima (balança calórica negativa). Assim a Isa ficará pronta com antecedência, garantirá uma condição física ainda melhor, e nos permitirá oscilar as calorias nos últimos dias inclusive com refeições livres”, completou o treinador.

Em relação ao físico, tanto o coach como a atleta, disseram que ainda tem o que mudar. “Acredito que meu físico ainda pode melhorar, mais a parte inferior. Questionei a árbitra central após o Olympia e ela disse que não quer me ver diferente e que eu continuo com o mesmo físico, mas sempre podemos melhorar um pouco mais alguns pontos sem mudar o físico”, comentou a fisiculturista.

Já para Pannain, Isa tem a melhor estrutura supra-clavícular em relação a linha de cintura, o famoso V-Shape. Porém eu quero que ela chegue com um pouco mais de separação muscular, principalmente nos membros inferiores.

“Como a Isa é uma atleta de alto rendimento, precisamos trabalhar com bastante especificidade respeitando os padrões da categoria. Então muitas vezes precisamos destreinar alguns grupos musculares, e dar mais atenção para outros no intuito de deixá-la o mais simétrica possível. Hoje priorizamos os treinos de Deltóides, Dorsais e Glúteos, estimulando mais vezes na semana”, explicou.

“Hoje em dia os atletas Bodybuilders fazem cardio durante todo macrociclo preparatório, pois além de ajudar a acelerar o metabolismo, também melhora a resistência muscular e aumenta o nível de gasto energético permitindo que o atleta tenha uma ingestão calórica maior. No período mais próximo da competição, costumamos intensificar os exercícios cardiorrespiratórios”, continuou Pannain.

Sobre a estratégia da fisiculturista na reta final da competição, Pannain disse que varia de atleta para atleta, mas no caso da Isa ela geralmente descansa no dia que antecede ao Show, porém no final da semana ela faz dois treinos mais metabólicos de Upper Body completo.

“Existe uma relação de volume X intensidade que muda nas últimas semanas. Como é uma tendência baixar a intensidade, aumentamos o volume dos treinos. Porém a metodologia e técnicas de execução praticamente não mudam. Já houveram preparações que a Isa não treinou perna por meses, e outras que ela estimulava todos os dias para aumentar o fluxo sanguíneo e o gasto calórico, além de não dar tempo para o músculo fazer a recomposição fibrosa. São técnicas completamente diferentes, que depende do que ela precisa naquele momento, e cabe ao treinador ter esse feeling”, relatou.

Isa ainda falou sobre a sua maior dificuldade como atleta. “Olha, sinceramente amo o que eu faço, os treinos e a dieta não são nenhum problema, minha “briga” sempre é com o psicológico. Trabalho a minha mente para estar positiva e saber que eu preciso estar pronta no dia e não uma ou duas semanas antes. Pois eu fico muito ansiosa querendo o resultado logo, mesmo sabendo que não é assim, pois já tenho uma boa experiência para ter entendido isso. Afinal são mais de 30 competições, mas me conheço e sei que no fim sempre fico querendo dormir e acordar logo para os dias passarem e finalmente chegar o dia da competição”.

A fisiculturista também afirmou que a preparação para o Olympia deste ano foi diferente das outras. “Nas outras, meu peso costumava descer mais rápido na finalização, dessa vez segurou mais, mas isso tem uma explicação. Eu trabalhei no off season para ter um ganho de massa muscular, o que resultou em estar um pouco mais pesada na última semana”.

Isa Pecini é patrocinada pela NewMillen, empresa 100% nacional e com padrão internacional de qualidade e segurança na industrialização, e em sua preparação utilizou os suplementos da marca em todas fases da preparação. Foram essenciais o Iso Whey, L-Carnitina, Adrenalin, L-Glutamina, BCAA, C4 Beta Pump.

LEIA MAIS:

Musculação ou Crossfit, qual escolher?

“Quem não tem hater, não vai para frente”, diz Toguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui