A fisiculturista Gabi Dezan vai competir no Universe, evento mais importante da Nabba, federação de fisiculturismo, no próximo sábado, 2, na Inglaterra. Esse é o único título que falta na carreira da atleta. Em entrevista exclusiva ao Esporte Fitness, a esportista comentou sobre todo o período de preparação, dieta, treino e expectativa para a competição.
“Não tenho palavras para representar a expectativa para a competição. Estou a 1000, comecei minha preparação duas semanas depois do Universe do ano passado. A preparação agora foi feita pelo meu marido, Daniel. Essa foi a primeira vez que a gente fez o trabalho juntos. Então pensa, juntou muita coisa: vontade de ganhar, evoluir o físico e honrar todo o trabalho que o meu marido teve”, contou Gabi.
A alimentação e treinamentos da atleta mudaram na reta final da competição. Está fazendo refeições a base de frango e tilápia. O treinamento tem cárdio em jejum, depois musculação e mais um cárdio final. “Estou dando muita ênfase em costas, depois faço ombro e no outro dia treino só posterior e glúteo. Neste período eu não posso treinar perna, pois minha categoria não permite ter perna muito grande. Em relação à dieta, antes dessa fase, eu já estava oscilando carboidrato. Eu fazia 5 dias de low carb (tipo de dieta) e um dia de alto carbo (tipo de dieta). Depois sempre comia arroz branco e frango. Não mudou muita coisa. Só nesta semana de finalização que a gente tirou o carb up (explicar), deixando apenas o frango e a tilápia. Na sexta-feira vamos decidir o que fazer com a alimentação no dia do campeonato”.
Resultado
7,7 % de gordura, percentual menor do que o do ano passado.
Veja a foto que a Gabi mandou para o Esporte Fitness nesta quarta-feira, 30
Previsão de alimentação para o dia da competição
A previsão de Gabi é que a alimentação siga limpa até a hora de subir no palco. “Não devo comer chocolate, vou comer só um pouco de arroz mesmo, pasta de amendoim, bolacha de arroz. É o que prevemos. Esta semana estou bebendo bastante água, fazendo a hiper-hidratação, para perto da competição baixar um pouco a água, mas nunca desidratar completamente”.
Dificuldades
“A maior dificuldade que encontrei foi psicológica. Justamente por estar me preparando com o meu marido. Parece que me pressionei demais querendo mostrar o resultado e dizer para todo mundo: “Olha que trabalho bem feito que o meu marido fez”. Outra coisa: no ano passado fiquei em segundo lugar no Universe. Isso me gerou uma expectativa muito grande. Se eu tivesse ficado em terceira, quarta ou quinta posição, teria outras posições para ganhar se não o primeiro lugar e ainda sim teria evoluído. Como fiquei em segundo no ano passado, em minha cabeça, para mostrar o quanto evoluí, precisaria ficar em primeiro. E isso não é verdade. Posso ter evoluído muito, mas chegar lá, pegar uma competidora melhor do que eu e ela ganhar. Isso não quer dizer que não evoluí. Mas infelizmente pensei nisso durante toda preparação. Então essa sem dúvida foi para mim a maior dificuldade”, avaliou a atleta.
Outro obstaculo que apareceu no meio do percurso foi o fato de Gabi ter sido diagnosticada com hipotireoidismo, uma doença que afeta o controle dos hormônios da tireoide. “Isso afetou o meu físico, rendimento e psicológico de pensar: “Meu Deus, o hipotireoidismo retardará um monte o meu treinamento”. Mas tudo bem, esses obstáculos vêm só para a gente poder ficar mais forte e alinhar o que precisa, para melhorar cada vez mais”.
Para encerrar, Gabi ainda fez uma revelação sobre sua carreira no fisiculturismo.
“O trabalho foi feito. É só continuar fazendo tudo certo até o último dia, dar o meu melhor, fazer o que tem que ser feito, independente se vai sair perfeito, pois, nessa reta final é difícil. Agora é descansar e sábado fazer de tudo para conseguir o primeiro lugar, que se não vier, também, Glória a Deus, ele sabe de todas as coisas. O importante é que concluí a missão. Fechou minha carreira no fisiculturismo. O Universe é o meu último campeonato”, revelou.
LEIA MAIS:
Fisiculturista Isa Pecini conta estratégia que usou para o Mr. Olympia
Será que o uso de creatina engorda? Assista ao vídeo do Dr. Rodrigo