Nesta manhã acordei com a notícia triste da morte de Antonio Vilhena, um dos mais brilhantes conhecedores do fisiculturismo. Tudo que aprendi e que repassei para as pessoas, eu aprendi com ele.
A internet nem era essa poderosa ferramenta de informação que é hoje, e eu já lia os textos de Antonio Vilhena. Fã e admirador do trabalho dele, me atrevia a lhe escrever e-mails. Todos eram respondidos e quando nos encontramos pela primeira vez, ficamos quase duas horas falando só de fisiculturismo, acompanhados de inúmeras xícaras de café.
Neste ano, tive o prazer de reencontrá-lo no Sardinha Classic, em Balneário Camboriú-SC. Lá passamos mais alguns momentos conversando e é aí que também entra o Esporte Fitness, que estava na cobertura do evento com o repórter Matheus Chaves Melo. Como sempre, Antonio Vilhena foi muito gentil e atencioso com aquele jovem estudante de jornalismo, que estava ali com algumas ideias brilhantes. Talvez ele tenha se visto no Matheus, pois ele sempre foi um sonhador e visionário, como ele.
Após este momento, Vilhena me confidenciou que estava com o coração triste e ferido, no entanto, não quis entrar em detalhes, mas creio que algumas pessoas lhe fizeram mal ou tentaram tirá-lo do esporte.
Tinha a pretensão de reencontrá-lo em São Paulo, no Olympia, mas ele não apareceu. No último domingo, 17, Antonio Vilhena sofreu um infarto e veio a falecer. Deixo aqui, junto com o Esporte Fitness, a minha singela homenagem e meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande ícone do fisiculturismo.
Uma das maiores mentes em conhecimento sobre o fisiculturismo. Jornalista formado nos Estados Unidos, Personal Training formado pela Associação Internacional de Ciência Esportiva, Vilhena desenvolveu métodos de nutrição e treinamentos para atletas americanos.
No Brasil foi treinador de atletas e chegou a vice-presidência da diretoria da IFBB Rio, com isso, foi a voz de praticamente todos os campeonatos de fisiculturismo do Rio de Janeiro. Era o homem por trás do caderno fitness do Jornal do Brasil e da Revista Tatame. Elaborou programas de TV em canal fechado, realizou eventos ligados ao esporte.
É o pai da categoria Wellness no Brasil, o cara que fez muita coisa!! Muita coisa mesmo!!
Seus artigos em blogs na internet possuem conteúdo incrível sobre tudo relacionado ao esporte. Além disso passeiam por todas áreas com autoridade de grã mestre, de finalização e de atletas, a assuntos externos. Seus vídeos são fantásticos e possuem conhecimentos e oratória impecáveis.
Almir, obrigada pelas doces palavras direcionadas ao meu falecido marido. Muitos sabem o quão importante ele fora para o esporte no Brasil, mas poucos o reconhecem publicamente, como você o fez. Seus últimos empregadores na área se quer uma nota fizeram.
Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho. Saiba que o Vilhena o tinha em grande consideração!
Força Sempre,
Valéria Fraga
Caro Almir. O programa de TV fechada em 1998 se chamou Metamorphosis e, fui eu quem produziu as imagens (gravação e edição). Ainda tenho os 2 primeiros. Me lembro que tinha material para mais programas, mas não lembro se chegamos a editar o terceiro.