Saiba tudo sobre assimetria muscular

0

Bom, a assimetria muscular é quando identificamos um grupo muscular maior (cm), do que o outro. Isso ocorre quando há um desenvolvimento melhor nos ganhos da hipertrofia, com estímulos, ênfase maiores em determinado lado do grupamento, muitas das vezes porque seu lado dominante (esquerdo ou direito) é mais fortes.

Como acontecem as assimetrias?

Essa resposta é fácil, isso ocorre pela compensação biomecânica, que ocorre na execução do exercício, pelo fato de um lado estar cansado e o outro ter que acabar compensando esse lado que chegou a uma fadiga para continuar até terminar as repetições da série.

Em quais exercícios isso pode acontecer?

É comum ocorrer em qualquer exercício que as alavancas estão ligadas a algo, por exemplo, uma barra no caso para braços e troncos, solo ou plataformas para membros inferiores.

Como corrigir as assimetrias?

Imagino que na sua mente logo deve vir aquele pensamento: “Vou fazer mais repetições no lado mais fraco”. Esse é um pensamento lógico, porém, a ideia é entender o problema que causou isso e corrigir diretamente.

Sendo assim, se o problema é a compensação biomecânica, a solução adequada seria melhorar sua consciência corporal, para que não haja nenhuma compensação. Preste atenção na execução da rosca direta, se os dois braços estão executando de forma correta e se o agachamento está sendo executado com as duas bases bem firmes.

E se ocorrer a fadiga muscular em um lado do meu grupo muscular? O que devo fazer? Bom, é simples, ao invés de continuar potencializando a assimetria, interrompa a série, até que isso se equalize.

Exercícios unilaterais e com cargas independentes (halteres) são importantes para uma correção de assimetria, uma dica é: comece pelo lado fraco, assim, quando identificar a fadiga desse lado você saberá quando parar.

Gostou das dicas? Fique atento aqui no Esporte Fitness que vai sair um vídeo a respeito desse tema que intriga muitas pessoas!

Se inscreva no nosso canal no Youtube e acompanhe a minha coluna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui