Desde o momento que fiz minha primeira corrida até hoje, sei que as emoções estão afloradas o bastante para deixar qualquer praticante de corrida de rua focado o suficiente no evento e reflexivo por dias após o término.
E das orientações que existem, válidas para melhorar o condicionamento individual, algumas pessoas escolhem métodos que tenham mais afinidade. Talvez porque nem todas foram explicadas de maneira correta.
Numa pesquisa feita meses atrás, levantei a questão: “Após o exercício (treino ou prova) você faz algum exercício ou técnica para relaxar a musculatura?”
Baseado nisto, para os corredores recreacionais, elite e demais esportes escrevo que é recomendado SIM, de alguma forma, realizar uma técnica para relaxar a musculatura. Fazendo com que na próxima vez o corpo se comporte melhor em diversos aspectos.
Dos vários métodos que pratico e entendo, citarei alguns para corrida de rua. A massagem é usada por corredores de elite para diminuir edemas e dores locais após o exercício [Barnnet 2006]. A crioterapia é IMERSÃO ou TRATAMENTO por GELO ou ÁGUA FRIA; trata lesões traumáticas quando o treinamento, por exemplo, causa níveis de lesões ou stress altos demais devido a impactos associados. Isso reduz inchaços e diminui inflamações correspondentes ao início da formação delas [Silva Oliveira Caputo 2013].
O aquecimento, recomendado para antes do exercício proposto/ principal prepara o corpo para um aumento da temperatura corporal e e favorece o sistema cardiovascular em que se previne lesões musculares diversas devido sua falta. Também prepara aumento do líquido sinovial, que ajuda no melhor funcionamento de articulações[Alencar, Matias 2010]. O alongamento promove amplitude muscular e todo desempenho motor é melhor aproveitado porque há compressões musculares de menos. Menos “exageros” conforme o tempo. Já a meditação ajuda num processo de relaxamento interno em pessoas que possuam ansiedade em qualquer grau.
Usando ou não atividade física como complemento ou não, as tensões musculares diminuem drasticamente e por conseqüência a ansiedade também [Wilhelm et al 2013]. Creio que mente e corpo exercitados tragam resultados positivos mais rápidos do que apenas um só lado.
Proponho para as pessoas, após seu exercício principal, buscar alguma forma de relaxar a musculatura dentro de suas condições. Luto por um grupo, sociedade, costumes que reflitam quanto a importância disso. Estou ciente que a pressa, “correria” e agito possam deixar pessoas desinteressadas, porém, ainda que cinco minutos toda vez que esses métodos forem feitos são melhores do que nenhum realizado durante anos. Além do quê, “descanso também é treino”, e alguns destes métodos citados acima podem ser feitos todo dia, desde que com calma e sem pressa.
Isso é tudo.
PABLO ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Blogueiro; colunista; escritor; ex-militar; pós-graduado UniFeSP; professor de educação física; YouTuber e condutor da Tocha Olímpica Rio2016
REFERÊNCIAS
LEIA MAIS:
Aprenda a fazer o teste do pé molhado
Siga nossa página no Instagram: @esportefitnessoficial