O metabolismo é o responsável por tirar dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. Durante o dia uma pessoa gasta de 60% a 70% de sua energia para as funções vitais, como respirar, temperatura corporal equilibrada e o batimento do coração. Essa energia é conhecida como metabolismo basal.
1- Paralisação das atividades físicas Muitos fatores estão relacionados para a paralisação dos exercícios como a vida profissional, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, família etc. A prática regular de atividades físicas aumenta a termogênese induzida pelo exercício, acelerando o metabolismo. Ao contrário, o metabolismo é mais lento em uma pessoa sedentária.
2- Dormir pouco
Quanto o menor número de horas de sono por noite maior é o risco de obesidade tanto em adultos quanto em crianças. Dormir pouco significa o aumento do apetite. tal privação pode reduzir os níveis de grelina (hormônio que aumenta o apetite e parece reduzir o gasto energético) e aumentar os níveis de leptina, hormônio que aumenta a saciedade e o gasto energético.
3- Estresse
Uma pesquisa realizada na universidade de Ohio ( publicada em 2015) nos Estados Unidos sugeriu que, mulheres que passaram por um dia estressante, o metabolismo pode ficar mais lento durante um período de até seis horas após uma refeição. A causa para a redução do metabolismo é contribuir para o ganho de peso.Além disso o estresse contribui para uma maior ingestão de alimentos com alto teor calórico, que o organismo entende como algo natural. Essa volúpia em comer sempre mais ajuda no excesso de peso, especialmente pela deposição de gordura visceral
Leia também
Dr. Rodrigo explica: É possível perder somente a gordura de uma parte especifica do corpo?
Estudo indica que azeite previne Alzheimer e ajuda a memória
Siga o Esporte Fitness no Instagram