Jotta Avila, de 38 anos, é preparador físico e atleta de CrossFit há 6 anos. Em entrevista ao Esporte Fitness ele falou sobre o crescimento desta modalidade esportiva e a rixa que algumas pessoas têm em relação ao CrossFit e a musculação.
“O CrossFit tem crescido demais nos últimos anos. Com isso vem os eventos, as competições. Então cada vez mais a agenda de CrossFit está melhor. O Brasil hoje é o segundo país com mais boxes licenciados”, disse o atleta.
Sobre a rincha entre a musculação e o CrossFit, Jotta Avila admitiu que no começo teve muito, mas destacou que é possível fazer os dois ao mesmo tempo e que esses esportes podem andar lado a lado.
“No começo tinha essa pequena rixa. Como o CrossFit veio crescendo muito rápido no Brasil, as academias acabaram perdendo um pouquinho de clientela. No entanto, hoje em dia a gente sabe que a musculação e o CrossFit formam um conjunto”, disse.
“O pessoal do bodybuilding ainda tem uma rixa porque eles acham que a gente pega muito peso, mas são dois esportes diferentes, um é a musculação e o outro é um treinamento funcional de alta intensidade. O trabalho da musculação é segmentado, o CrossFit é um trabalho funcional. Então ele trabalha todas capacidades que a musculação não trabalha, mas um complementa o outro. Na parte de força a musculação é muito bem vinda para o CrossFit. Dá para fazer musculação e CrossFit ao mesmo tempo, não tem problema”, completou.
Sobre a questão da hipertrofia no CrossFit, o atleta afirmou que tem como ganhar massa fazendo o treino funcional.
“É preciso saber trabalhar. Tendo uma técnica boa de levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica você acaba trabalhando com cargas maiores. Então não é só a musculação que te dá hipertrofia, o CrossFit também pode dar”, .
O atleta ainda comentou sobre o uso de anabolizantes neste esporte. “Existe o uso do anabolizante no CrossFit também. No entanto, as competições estão ficando cada vez maiores e por exemplo, nos games já tem a parte do antidoping. Todos os medicamentos anabólicos estão sendo proibidos”.
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema
Dr. Rodrigo explica: Pode comer de tudo em uma dieta?
Dr. Rodrigo explica: o que é o método slow carb?
Siga o Esporte Fitness também no Instagram