A natação é um esporte classificado como um dos mais completos e recomendados. Ela é uma modalidade que não possui impacto, ou seja, não põe em risco as articulações e os ossos além de proporcionar perda calórica, equilíbrio muscular e ajudar na recuperação de lesões.Um dos seus grandes atrativos é que todos podem praticar o esporte. Desde bebês, mulheres grávidas e idosos.
Os benefícios de sua prática é o aumento da capacidade cardíaca, fortalecendo o coração e deixando ele mais forte. A melhora na captação de oxigênio dos pulmões, diminuição da pressão arterial e a melhora da circulação do sangue no coração. A pressão que a água exerce ajuda também na melhora da circulação sanguínea corporal. É também um bom combatente do estresse e da obesidade e auxilia no tratamento de bronquite e asma.
Diversos músculos são trabalhados na natação, mas o principal benefício é que todos são trabalhos de maneira equilibrada. Mas quais são as principais modalidades trabalhas no treino?
Crawl: principalmente glúteos e tríceps, mas também trabalha o bíceps, quadríceps, peitoral e músculos internos das pernas;
Costas: músculos posteriores das coxas, costas, trapézio, panturrilha e glúteos;
Peito: bíceps, músculos interiores das coxas, músculos adutores e, claro, toda a região do peitoral;
Borboleta: o tipo de nado mais difícil de ser executado trabalha bem praticamente os principais grupos musculares do corpo, em especial o trapézio, as costas, peitoral, bíceps e glúteos.
Enfim, para informações sobre o calendário de corridas do Brasil e do mundo no segundo semestre de 2019 acesse aqui.