Entenda a polêmica
No final do mês de maio de 2019, a USP anunciou que um dos principais locais de treinos para os ciclistas teriam restrição do esporte na área. Os atletas que quisessem utilizar o espaço para exercícios deveriam estar cadastrados e deveriam portanto seguir os horários estabelecidos pela a administração.
Segundo a Administração, as medidas foram feitas para reduzir o número de incidentes entre ciclistas que utilizam o espaço para treino e alunos, professores e funcionários da USP.
Enfim, para mais informações sobre esse tema acesse a nossa matéria feita na época clicando aqui.
Nota de esclarecimento
A partir de quarta feira, dia 24 de julho de 2019, a prática de ciclismo esportivo na CUASO será permitida de segunda a sábado. Esta alteração visa diluir a concentração da atividade para minimizar conflitos.
O aumento do número de dias de três por semana (terças, quintas e sábados) para seis por semana (de segunda a sábado) visa acima de tudo desconcentrar, ao longo de seis dias, o número de grupos de ciclistas esportivos que utilizam o campus para os seus treinos.
A fixação do horário permitido para treinamento em apenas três dias provocava em outras palavras, um afluxo grande e concentrado de grupos de ciclistas esportivos.
A ampliação atende a pedidos dos ciclistas esportivos, ao mesmo tempo que preserva a segurança dos frequentadores do campus, pois todas as demais regras permanecem em vigor.
O objetivo da regulamentação, quando criada, foi acima de tudo melhorar a convivência entre ciclistas esportivos e frequentadores do campus, onde circulam mais de 100 mil pessoas por dia.
A Universidade incentiva os esportes como meio de promoção da saúde e de socialização. Ao invés de proibir a circulação dos ciclistas de competição, como ocorre na maioria dos parques públicos, o Comitê Gestor do Campus optou por regulamentar a prática.
A Prefeitura do Campus USP da Capital está sempre à disposição e aberta ao diálogo para receber sugestões sobre o tema.