Campeã overall no Arnold Classic em 2019, campeã no Musclecontest Internacional, bicampeã estadual no Rio de Janeiro e quarta colocada no Mr. Olympia Brazil, esses são os principais títulos que estão no currículo da atleta Taty Vaillant, que vem se destacando no fisiculturismo brasileiro. A fisiculturista concedeu uma entrevista exclusiva ao Esporte Fitness e falou sobre a sua carreira, profissionalização da categoria wellness e muito mais.
Esporte Fitness: Quando você decidiu virar fisiculturista?
Taty Vailant: Eu já treinava há muito tempo, desde os 17 anos. Sempre tive vontade de ter um corpão, bundão, pernão, mas na época eu treinava muito e ficava seca. Aí um amigo meu que competia me apresentou a categoria wellness e também ao meu primeiro treinador, que me falou para eu competir no mês seguinte e me passou uma dieta. Ele me liquidou com a dieta e quando eu cheguei no palco eu fui vice-campeã. Comecei a competir em 2014, no Mister Rio, pela IFBB Rio.
Esporte Fitness: Como você se sente com a profissionalização da categoria wellness?
Taty Vaillant: Eu me sinto realizada com essa notícia. Eu estou a muito tempo no esporte e esperei muito por esse momento. Eu agora, sendo campeã overall, recebendo a notícia de que em 2010 a categoria wellness será profissional só me dá mais motivação para ser uma grande atleta e me tornar uma referência mundial.
Esporte Fitness: O que muda com a profissionalização da categoria wellness?
Taty Vaillant: Agora vamos ser mais valorizadas, vamos poder competir lá fora. No exterior nós somos respeitadas como atleta, lá ser fisiculturista é reconhecido como uma profissão e podemos competir e ganhar dinheiro por isso.
Esporte Fitness: Como é ser atleta no Brasil?
Taty Vaillant: É muito difícil se manter atleta aqui. É muito gasto. Eu já fiquei dois anos sem competir por questões financeiras. Hoje em dia é difícil arrumar um patrocínio, alguém que invista na gente para chegarmos bem no campeonato. No Brasil tudo é muito caro e a gente compete e não ganha nada por isso, só visibilidade.
Esporte Fitness: O que não pode faltar na sua dieta?
Taty Vaillant: Não pode faltar ovo na minha alimentação. Com ovo eu faço tudo. Se não tiver whey o ovo resolve, se eu sentir vontade de comer doce eu resolvo com clara de ovo e adoçante (risos). Além disso eu também encontro fácil em qualquer esquina e se eu não tiver dinheiro qualquer moedinha compra. Esse é o alimento essencial para o atleta. Não é preciso ter luxo, tendo ovo você consegue viver. Até por que antigamente as pessoas não tinham alimentação que tem hoje, era uso na base da proteína do ovo.
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema
Dr. Rodrigo explica: Pode comer de tudo em uma dieta?
Dr. Rodrigo explica: o que é o método slow carb?
Siga nos no Instagram