Professor e personal trainer, Ricardo Freitas Maia conta como a canoagem ajudou duas alunas na recuperação do Covid-19. Com aulas específicas, é possível ajudar a acelerar a capacidade pulmonar.
Lilian e Neiva, do Rio de Janeiro, contraíram Covid-19 e após cerca de 15 dias fazendo o tratamento devido, tiveram alta e iniciaram mais 40 dias de fisioterapia respiratória para recuperar a capacidade do pulmão. E então, ao descobrirem que os exercícios de remada poderiam ajudar nessa recuperação, elas procuraram o professor.
Ricardo, que ministra suas aulas na Lagoa Rodrigo de Freitas, topou o desafio e antes de iniciarem, fez exames pra se certificar de que não havia pego o vírus também. Assim puderam então retomar as aulas, porém de maneira reduzida e seguindo um planejamento feito pelo professor.
Elas passaram então a fazer aulas uma vez por semana e realizavam paradas estratégicas que faziam parte do plano traçado pra recuperação, ou seja, um treinamento específico para o caso delas.
E o resultado realmente foi efetivo, gerando uma aceleração na capacidade cardiorrespiratória de ambas, além de ter ajudado também na ansiedade e na depressão de uma delas.
O professor Ricardo espera que outros educadores físicos possam seguir o exemplo desse caso e planejar também treinos específicos direcionados a pessoas que precisam de recuperação após a doença.
“Como é de amplo conhecimento, as atividades ao ar livre, assim como a canoagem, que aproxima seus praticantes à natureza, são uma valiosa ferramenta que proporciona higiene mental e condicionamento físico, e portanto, muito valiosa na manutenção e recuperação da nossa saúde”, explicaa Ricardo.
Além disso, ele lembra sempre a importância de seguir as recomendações de distanciamento, higienização, e o respeito às determinações das autoridades locais.
Informações: Aloha Spirit Club
LEIA MAIS:
Academias abertas? Saiba o que falta para isso acontecer em SP