Corrida é um esporte democrático e não exige muito para começar. Basta colocar um tênis, uma roupa confortável, por os fones de ouvido e se aventurar. Bom… na verdade não é tão simples assim.
Por ser relativamente barato e fácil de praticar, mesmo que seja uma simples caminhada, antes de correr, devemos nos preparar.
O número de adeptos a esse esporte só cresce no país, e para treinar de forma saudável devemos nos cuidar. Levar alguns acessórios e aquecer o corpo é obrigação. Essa atitude melhora nosso rendimento e evita lesões.
Pensando nisso o Esporte Fitness criou um guia que vai te ajudar a correr com segurança e eficiência. Usamos como fonte a maior instituição de corrida de rua da América Latina, a Corpore, uma entidade que organiza eventos e auxilia a comunidade esportiva.
Esse esporte possui duas categorias. Potência muscular ( 100 , 200, 1000 metros rasos ) e a corrida que exige capacidade aeróbica ( maratona ). Dito isso procure um preparador físico para iniciar o treinamento.
Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, devemos fazer um check- up. Para saber se estamos com alguma doença que ainda não se manifestou, evitando que piore ao iniciar o treinamento.
Para otimizar a nossa performance e minimizamos lesões use tênis com amortecimento, boné, óculos escuros e filtro solar. Se o dia estiver frio agasalhe- se depois do treino e beba muita água.
O sono faz parte da preparação, tenha noites de sono regradas. Mais importante que 6, 7 ou 8 horas de sono é dormir e acordar no mesmo horário. Isso regula nosso metabolismo e prepara o corpo para produção de hormônios e como resultado ajuda a recuperar o corpo das micro- lesões (a dor do dia seguinte).
A alimentação é outro pilar para o treinamento. Separamos nossa fonte energética em três categorias: Proteínas, carboidratos e gorduras. De preferência aos carboidratos, porém proteínas e gorduras são necessárias na alimentação, pois possuem aminoácidos e gorduras essenciais.
60% do nosso corpo é constituído de água, não deixe de tomar água. Hidrate-se durante os treinos, além de limpar o organismo, abaixamos a temperatura corporal.
Comece a ingerir energéticos, barra de cereais por exemplo, apenas após o início da corrida e não antes para não sobrecarregar o corpo.
Com essas dicas o seu treino, sua corrida e sua saúde agradecem, lembre- se. Se você consegue cantar ou conversar com seu colega enquanto corre, acredite: Você está correndo no ritmo certo.
Clique aqui e veja o podcast do esporte fitness sobre a São silvestre.