Nem só de atletas de fisiculturismo, corrida de rua e crossfit vive o fitness. Em todos os outros esportes os profissionais precisam se exercitar e nesta época de quarentena, mesmo em casa, eles estão dando um jeito. E com a maior estrela do futebol brasileiro, Neymar, não é diferente.
Veja o treino:
Treinando no Brasil, Neymar quer estar “pronto” para retorno ao futebol
Atleta está há dois meses em casa no Brasil e segue intensa rotina de treinos
Sem jogar uma partida oficial de futebol há dois meses por conta da pandemia do novo coronavírus, Neymar tem dedicado boa parte de seu tempo em casa, no Brasil, ao treinamento físico. Embora não haja definição sobre o retorno dos jogos na França, o preparador físico Ricardo Rosa tem função importante no processo do camisa 10: manter o ritmo de um atleta profissional e minimizar o risco de lesões.
“Tô aqui, treinando forte, no mesmo ritmo e frequência que teria no clube. Treinando até mais forte na verdade, com mais atividades pra compensar a falta de jogos. A intenção é estar pronto pra quando sinalizarem com o retorno das atividades no clube eu estar na melhor condição possível. Claro que a ‘competição’ faz falta, mas o Rica fez um planejamento que está sendo cumprido à risca”, reforça Neymar.
O cronograma de treinos que antes era dividido entre atividades no clube e em casa, agora é feito com a estrutura da residência no Brasil. O último jogo oficial de Neymar foi contra o Borussia Dortmund, na classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões, em 12 de março.
“Manter saudável e bom nível de performance para que (ele – Neymar Jr) possa voltar a qualquer momento para França, e em boas condições. Os trabalhos continuam sendo variados e a gente tem feito não só a parte de força, mas também preventivo, mobilidade, liberação Miofascial (tipo de massagem em pontos do corpo e que ajudam a relaxar e alongar os músculos), estabilidade das articulações que necessitam mais e na parte cardiorrespiratória”, detalha Ricardo Rosa.
O futebol não foi excluído das atividades de Neymar em casa. O preparador adaptou a modalidade para valorizar o treinamento de resistência. “Na parte mais específica daquilo que exige o futebol, o trabalho com bola na rede de futevôlei e também no campo. Procuramos fazer alguns jogos de maneira lúdica. Acredito que desta maneira ele deve retornar em uma boa condição, já que devemos voltar com pouco tempo para treinar e já retomar os jogos”, avalia Rosa.
LEIA MAIS: