O sono é um dos pontos mais importantes pra alcançar bons resultados. Uma noite bem descansada pode te ajudar a se manter em forma e ajudar na saúde e bem estar de forma geral.
Pra ter resultados positivos é preciso dieta e treino, e ambos podem ser prejudicados com uma noite mal dormida. Não dormir o suficiente acaba acarretando o aumento do consumo de alimentos, e muitas vezes não são saudáveis.
Alimentos ricos em gorduras e carboidratos acabam trazendo uma recompensa química ao cérebro, compensando um pouco daquele mal causado pela baixa qualidade do sono. Além de que, o sono precário induz o corpo a buscar alimentos que tenham bastante energia pra mantê-lo acordado.
Sem contar na falta de disposição que uma noite sem qualidade causa, afetando a capacidade de se manter focado nas atividades do dia e podendo diminuir os níveis de força durante o treino. Mas ainda outro agravante é que o ganho de massa muscular não ocorre durante o treino, mas sim durante o descanso!
No treino, a musculatura sofre um grande estresse que causa a quebra de fibras musculares, e é durante o sono que o corpo vai recuperar esses tecidos musculares. Sendo assim, para que você tenha resultado com os treinos, é importante o período certo de descanso.
É considerado o ideal dormir por cerca de 8 horas. Além de te ajudar a focar na rotina do dia, na dieta e no ganho de massa muscular, uma noite de qualidade vai te deixar mais animado, focado, disposto, e pronto pra treinar mais um dia.
Siga o Esporte Fitness no Instagram!
LEIA MAIS:
O consumo de suplementos aumentou durante a quarentena
“Alimentação pode auxiliar ou piorar o quadro de ansiedade”,diz Nutricionista Isadora Kaba