De repente fomos pegos de surpresa pela Covid-19 e entramos em quarentena. Hoje, os corredores de rua não podem mais correr em grupo, mas o importante é não parar de se exercitar. Devemos pensar em novas formas de treinar em casa.
Conversamos com Renata Miyamoto, treinadora do grupo de corrida liderado por mulheres “Elas que voam”. Miyamoto nos contou que corredores de rua podem treinar em casa, e nos deu algumas dicas de como se exercitar. Antes da pandemia, os atletas treinavam duas vezes por semana, porém como o cenário mudou, ela está usando bastante as redes socias, gravando vídeos de exercícios em casa para fortalecer os músculos e também mostra alguns exercícios que simulam corrida.
“A partir do momento que começou o fechamento dos parques, dos lugares de circular, academias, etc. Resolvemos postar vídeos semanalmente, mas agora são treinos para fortalecimento geral, exercícios adaptados para simular corrida, mas poucos. Fazemos mais treinos voltados para fortalecimento, porque a gente consegue fazer em espaços menores.” Diz Renata Miyamoto.
Quando estamos em casa acabamos procrastinando nossos afazeres, mas não devemos deixar a preguiça nos vencer. Por isso, a primeira dica para nós da treinadora do grupo de corrida é estabelecer uma rotina, devemos nos organizar e separar horários dos nossos compromissos do dia, inclusive para treinar. Outra dica é treinar todos os dias.
“Eu acho legal todo dia fazermos alguma coisa, como estamos dentro de casa acabamos fazemos menos esforços, acho que não tem problema fazer exercícios todos os dias. Mas desde que respeitando as suas limitações. Nesse momento não é necessário pensar em intensidade, podemos fazer exercícios moderados, mas tudo depende do perfil de cada pessoa.” Diz Miyamoto.
Como podemos ver corredores de rua podem treinar em casa. A treinadora do grupo “elas que voam”, nos conta que o ideal é fazer exercícios que gostam, e não precisa de equipamentos para treinar, podemos inovar com objetos que temos em casa, como, garrafas de água, cabos de vassouras, cadeiras, entre outros.
A treinadora ressaltou que “O mais importante é tentar manter a saúde, tentar se manter ativo, respeitando todas as prevenções. Comer bem, dormir e se exercitar, são pilares para que manter uma boa saúde. Os corredores sempre tem programação de participar de corridas ao longo dos anos, mas agora precisamos focar em outras prioridades, todos foram afetados. O recomendável é manter a saúde e continuar bem.”
Para saber quais exercícios fazer consulte nossa matéria: aproveite o isolamento para começar a se exercitar
Acompanhe o Esporte Fitness também no Instagram