O Crossfit tem como objetivo melhorar o condicionamento físico, estimulando sempre o espírito de superação e adaptando seus treinos aos limites de cada um. Os métodos consistem em aumentar a força física, ganho de massa muscular, flexibilidade, coordenação motora e ajuda para aliviar o estresse. E quem pratica também deve prestar atenção na alimentação, é o que explica a nutricionista esportiva e praticante de CrossFit Livia Hasegawa, que concedeu uma entrevista exclusiva ao site Super Interessante.
“Para elaborar um plano personalizado (de alimentação), levamos em consideração vários fatores, como se a pessoa quer perder peso ou ficar mais forte, qual o percentual de gordura dela, se já pratica algum esporte”, afirma Livia, para o Super Interessante.
A nutricionista ainda deu dicas do que a pessoa deve comer antes do treino. “Para quem quer performance, tem uma competição em vista ou até está com uma composição corporal adequada, mas quer melhoras nos treinos, eu costumo indicar carboidratos (como batata-doce e frutas secas, por exemplo) no pré-treino, associados ou não a uma proteína”.
Para perder peso, Livia disse que o correto é reduzir o teor de carboidrato e associar isso a uma boa fonte de proteína. Pode ser frango, atum ou outra fonte. Já no pós-treino precisa aliar o carboidrato com a proteína para ajudar na recuperação muscular.
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema
Dr. Rodrigo explica: Pode comer de tudo em uma dieta?
Siga o Esporte Fitness no Instagram