Um dos grandes nomes da história do fisiculturismo, Mike Mentzer começou a competir aos dezoito anos. Em 1971, ele sofreu uma grande derrota, ficando em décimo lugar no AAU Mr. America, que foi ganho por Casey Viator. Títulos como Mr. Universo e Mr. Olympia estão no currículo do ícone bodybuilding.
Em 1980, ficou atrás de Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane no Mr. Olympia. Com isso, anunciou a sua aposentadoria dos palcos, com apenas 29 anos. Apesar de ter uma boa relação com Arnold, Mike alegou que a competição tinha sido fraudada e acreditava que merecia ter vencido Schwarzenegger.
Relatos dizem que após a polêmica, Mike Mentzer passou a usar diariamente anfetaminas, alegando que o seu dia era muito corrido. Após isso foi demitido das empresas Weider’s, sofreu com a morte de seu pai e teve surto mental. O que teria o feito andar nu no meio do trânsito e outras histórias macabras.
Em entrevista ao Iron Men em 2001, ele negou tudo. MIke morreu em 10 de junho de 2001, após passar por uma cirurgia na coluna cervical, adquirido bronquite, pneumonia e outras complicações, inclusive um coágulo no pulmão.
Na enciclopédia de fisiculturismo de Arnold, Mike é colocado como o detentor de uma das melhores posers de todos os tempos.
Não deixe de seguir a minha página do Facebook, o Veras Muscle News e acompanhe a minha coluna aqui no Esporte Fitness.