O fortalecimento dos músculos torna-se cada vez mais difícil conforme a idade avança. Com a perda do nível metabólico, é importante saber como ganhar massa magra para manter o corpo saudável depois dos 50 anos.
O sedentarismo, a má alimentação e as doenças crônicas forçam quem está chegando à terceira idade a ficar atento aos problemas que envolvem perda muscular e redução da capacidade funcional.
A perda muscular é uma redução do percentual de músculo distribuído no corpo e está diretamente ligada ao metabolismo. Dessa forma, o exercício físico acaba sendo a única opção para ganhar massa magra durante o envelhecimento.
De acordo com um estudo publicado na Harvard Health Publishing, praticar treinos de força com frequência depois dos 50 anos preserva a capacidade de realizar atividades comuns e mantém a saúde em dia.
Antes de iniciar o processo de ganho de massa magra, é necessário avaliar eventuais doenças ortopédicas e articulares, a fim de estabelecer restrições.
Alguns exercícios devem ser evitados por pessoas com mais de 50 anos, como os que buscam manter a coluna ereta e estabilizada, que causam risco de queda ou que sejam feitos com movimentos acima da cabeça.
Agachamentos, flexões de braço, pranchas, abdominais e panturrilha em degraus são exercícios recomendados que podem ser praticados em casa e em poucos minutos. Para fortalecer os músculos, o uso de pequenos pesos também pode ser útil nessas atividades.
Ginástica, pilates e treinamento funcional também são outras formas de adquirir massa magra de maneira adequada à idade avançada.
Acompanhe o Esporte Fitness também no Instagram
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema
Dr. Rodrigo explica: Pode comer de tudo em uma dieta?
Dr. Rodrigo explica: o que é o método slow carb?