É senso comum dizer que pedalar causa dores no joelho. Mas isso não é uma afirmação necessariamente correta. Portar o equipamento certo e se exercitar de maneira correta é o que vai apontar se você terá uma lesão ou não. Veja a seguir a melhor maneira de se pedalar:
Repetição de movimentos
É comum lesionar o joelho se você pedalar sem ter força suficiente na perna. Se sua única atividade física for pedalar, seus músculos da perna provavelmente estão em desequilíbrio. Portanto, o treinamento de força é importante para manter os joelhos sem dores, porque você estará trabalhando todos os músculos do corpo.
Aquecimento
Em qualquer treino é muito importante fazer um aquecimento e um alongamento. Comece o pedal em um ritmo mais lento e vá aumentando aos poucos
Ajustes
Ter um selim muito alto ou baixo vai incomodar os joelhos. Assim como os pedais longes ou perto do quadro. Fazer os ajustes adequados ajudará seu pedal a ser mais confortável.
Bike fit
Às vezes, mesmo tomando essas precauções, o joelho dói por causa de desgaste associado à idade, problemas de peso ou lesões passadas. Em casos assim, você pode fazer um bike fit. Nele, um profissional vai colocar o seu corpo em um ângulo para que a sua bicicleta faça a menor pressão possível em seus joelhos.
Cuidados
Sentiu uma dor no joelho depois de uma pedalada ? dê uma folga. Um ou dois dias em repouso podem ser suficientes. Continuar a pedalar pode piorar o problema. E, claro, se a dor persistir, consulte seu médico. Além disso, procure sempre exercícios para fortalecer a perna e os joelhos.
Via: Revista bicicleta
Leia também
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema