Hoje vamos falar de um tema controverso e polêmico, trata-se do método de emagrecimento chamado de low carb, que consiste na ingestão de até 40% do total calórico da dieta proveniente de carboidrato.
O que acontece geralmente quando as pessoas vão pesquisar sobre essa estratégia é elas não entenderem muito bem que não importa se a porcentagem de carboidrato é 40%, 30%, 20% ou 15%, na literatura considera-se low carb qualquer dieta que contém até 40% do valor total energético sendo proveniente de carboidratos.
Vale ressaltar que essa é uma estratégia usada na maioria das vezes com o intuito de perca de gordura. Lembrando, não adianta fazer uma estratégia low carb se outros fatores não tiverem bem adequados, como por exemplo, o momento de ingestão, a quantidade ingerida na refeição, a quantidade calórica total da dieta, o saldo negativo de calorias, ou seja, se está gerando um déficit calórico, entre outros pontos.
E você ainda pode chegar e me perguntar: “Rodrigo, essa é a única estratégia que posso usar para emagrecer?” A resposta é não. Esse é só mais um método viável dentre vários que podem ser usados durante um período como algo a mais para você fazer no processo de emagrecimento. A médio e longo prazo você provavelmente terá que usar várias estratégias diferentes, a low carb é mais uma que você terá na manga.
RODRIGO UCHOA
Como nutricionista Rodrigo atende uma vez por mês em São Paulo, na clínica Guilherme Corradi, localizada na Alameda Campinas, 977, Jardins. O doutor também atende em Teresina, no Piauí, para marcar um horário entre em contato.
Agenda: (86)99407-8105(WhatsApp)
Siga o Dr. Rodrigo no instagram: @rodrigouchoanutri