É muito comum sentir aquela velha dor pós treino não é ? Todo nadador conhece esse tipo de sensação e sabe como ela é incomoda. Tendo isso em mente, diversas estratégias são utilizadas pelos atletas para minimizar o problema e acelerar a recuperação física.
Diminuindo a dor pós treino
Compressão
Utilizar roupas de compressão, como o nome já informa, promovem uma compressão dos músculos. Essa técnica ajuda a estimular um maior retorno venoso e drenagem nos líquidos contidos entre as fibras musculares, responsáveis pela dor e a sensação de peso nos braços.
Gelo
Existe inúmeras técnicas de aplicação. O mais famoso deles é a imersão no gelo, que é uma prática bastante comum em esportes como futebol americano, futebol e MMA.
A baixa temperatura de uma banheira com água e gelo faz com que o processo de micro lesões pelo esforço físico do treino seja interrompido e o atleta consiga ter uma recuperação muscular mais rápida
Já em dores localizadas, usar bolsas de gelo após o treino é uma ótima solução. Mas deve se lembrar que essa estratégia pode mascarar uma lesão mais grave.
Alongamentos
Não existe estudos científicos que comprovam que os alongamentos podem aliviar a dor muscular pós treino. Porém o que se vê na prática, os alongamentos estáticos podem ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores musculares.
Fonte: Ativo