Após passar por algumas cirurgias e recuperar a amplitude do movimento do braço, um dos maiores ícones do bodybuilding no Brasil, Eduardo Correa voltou aos palcos neste ano. O brasileiro fez a sua estreia em 2019 no New York Pro e logo de cara conseguiu ficar em segundo lugar. Após, ele competiu em Porto Rico e conquistou a classificação para o Olympia. O atleta concedeu uma entrevista exclusiva ao Esporte Fitness.
Esporte Fitness: Como foi para você se recuperar das lesões e competir no Olympia?
Eduardo Correa: Foi um momento muito especial. Independente da colocação, esse ano marcou o meu retorno aos palcos, isso era algo que parecia improvável, mas aconteceu e isso me deixou muito contente com o que apresentei. Cheguei em plenas condições de brigar entre os top da categoria. Da minha competição em 2006 para 2019, fui um dos poucos que sobrou daquele top 5. Estou muito contente com a minha performance e tenho certeza de que posso voltar ano que vem e brigar pelo título. Ainda estou em processo de evolução e me sinto muito motivado a fazer isso.
Esporte Fitness: A preparação para o próximo Olympia já começou?
Na verdade eu tive que pegar bastante duro para poder competir este ano em alta performance. Agora estou fazendo um trabalho regenerativo, que funciona como uma readaptação do corpo em função dos estímulos que venho sofrendo ao longo dos meses, ou seja, uma mudança de estímulo justamente para provocar resposta diferente no físico. Agora trabalho um treino com alto volume, baixa intensidade, pensando em diminuir o impacto sobre as articulações. Vou aproveitar este final de ano para fazer as feiras no Brasil, poder dar minhas palestras e levar minha experiência a outras pessoas. Essa fase dura em torno de dois meses e depois começo a planejar o ano seguinte, já aumentando a intensidade do treino gradativamente. Começo o ano com força total pensando na próxima competição.
Esporte Fitness: Já sabe quando e onde vai competir?
Eduardo Correa: Estou pensando em competir no início do segundo semestre do próximo ano, mas ainda não tenho em mente onde pode ser.
Esporte Fitness: Como foi contar com o apoio dos fãs para passar por esse período de recuperação?
Eduardo Correa: Só tenho a agradecer o carinho das pessoas. Tive a oportunidade nesse cenário de poder inspirar as pessoas, ajudá-las, e me sinto muito privilegiado por isso. Consegui sair de uma situação onde poderia estar depressivo e sofrendo. Assim procurei levar mensagens às pessoas, pois percebi que muitas sofriam do mesmo problema que eu: lesões, incapacidade de realizar os exercícios ou propriamente fazer aquilo que amam independente da atividade. Quando identifiquei que existia um público carente, procurei ser essa pessoa para levar uma palavra de incentivo. Então, usei muito minhas redes sociais para ajudar as pessoas nisso. Essa é minha maior satisfação, maior até do que o título do Mr. Olympia. O privilégio que tenho de poder ajudar as pessoas com meu caso, é muito valioso e isso não tem preço.
Esporte Fitness: Qual dica você pode dar para quem quer evoluir na musculação?
Eduardo Correa: Independente da dieta e treino que faça, você precisa ter constância. Vejo muitas pessoas iniciando um projeto, mas não terminam. O que faz a diferença, muito mais do que o cardápio, é a capacidade que se tem de realizar aquilo durante um grande período de tempo. Quando se trata de estética, as pessoas precisam ter constância, fazer aquilo durante um longo período, pois mudar o corpo demanda tempo, e isso não tem jeito. Não está relacionado ao tipo de alimento, droga ou treino, mas sim com o tempo que você consegue permanecer sobre aquela rotina.
Nos siga no Instagram: blog_esportefitness
veja tudo sobre fisiculturismo aqui no Esporte Fitness.