Os profissionais da saúde sempre recomendam trocar a carne vermelha para a carne branca para evitar grandes problemas de saúde. Um novo estudo demonstra que essa troca pode reduzir o risco de câncer. Os pesquisadores descobriram que mulheres que consomem carne branca( aves,frango,peru,pato) apresentam 15% menos risco de desenvolver câncer de mama. Já as que consomem carne de boi ou porco estão com 23% de risco a receber o diagnóstico da doença.
” A carne vermelha tem um provável agente cancerígeno e pode estar associado ao aumento do câncer de mama. Já a carne branca pode reduzir este prognostico” relatou Dale Sandler, um dos principais autores do estudo, ao The Independent.
Esse não é o primeiro estudo revelando os riscos da carne vermelha. Em 2014, estudo feito pela Universidade de Harvard, nos EUA, revelou que o consumo elevado de carne vermelha durante a vida adulta aumenta o risco de câncer de mama. Já uma pesquisa deste ano realizada pela Universidade de Oxford, Inglaterra, mostra que o consumo de carne processadas, como presunto, salsicha, linguiça e bancon, durante quatro dias da semana eleva o risco de câncer intestinal.
Por esta razão, especialistas recomendam que as pessoas diminuam o consumo de carne vermelha, especialmente as processadas, e comam mais alimentos com frango, leguminosas, nozes e peixe.
Câncer e carne vermelha
Para os especialistas, a carne vermelha possui composto de ferro heme, além disso é rico em gordura e ácido neuramínico ( substancia associada a tumor). A forma de preparação produz substâncias químicas conhecidamente cancerígenas. Outros causadores do câncer podem surgir durante o processamento industrial da carne.
Alguns cientistas, no entanto, dizem que os riscos de câncer devido ao consumo de carne são pequenos.
Via: Veja
Leia também: