Um dos indícios mais básicos de se identificar a desidratação é a sede. No entanto, muitos aletas esperam ficar com sede para beber água, terminando sua corrida esgotado. Não se hidratar corretamente, pode desencadear dores durante o exercício físico. Enfim, veja abaixo os principais sintomas.
Elevação da frequência cardíaca
Se a sua frequência cardíaca estiver muito mais elevada em relação a sua corrida, diminua o ritmo e espere alguns minutos. Se permanecer elevada uma das causas pode ser a falta de hidratação.
Isso ocorre porque seu corpo se esforça mais para manter um trabalho cardíaco constante, ou seja, quando baixa a pressão sanguínea por falta de fluidos, aumenta a frequência cardíaca. Esse mecanismo é uma tática para manter o transporte de oxigênio para os tecidos do seu corpo.
Câimbras
Estar hidratado pode impedir, ou diminuir, as câimbras musculares. No nosso corpo, há aguá tanto dentro como fora das células. Quando perdemos líquidos, a parte de fora das células diminui. Além disso, com a perda de líquidos ocorre uma descarga de forma espontânea (contração muscular) que pode conduzir a uma câimbra.
Fadiga
Sentir se fadigado poucos minutos após começar seu exercício, muitas vezes, é um indicador de que seu corpo está precisando de líquidos. Para reverter essa situação é necessário tomar água ou um isotônico para baixar a intensidade.
Via:Ativo
Leia também
Pesquisa diz que treinar ouvindo música ajuda no desempenho
42k de Floripa já tem inscrições abertas para 2020