Nutricionista esclarece principais dúvidas sobre vegetarianismo

0
Crédito da foto: Instagram oficial da Marina Nascimento

É cada vez mais frequente encontrar pessoas que têm adotado a alimentação vegetariana e muitas outras que querem adotar esse estilo de vida e ainda possuem diversas dúvidas. Por isso, a equipe do Esporte Fitness entrevistou a doutora Marina Nascimento, que trabalha com atendimento nutricional ambulatorial com ênfase em esporte, emagrecimento e alimentação vegetariana. Ela esclareceu as principais dúvidas sobre esse estilo de vida.

Esporte Fitness: Quais são os tipos de vegetarianismo?

Marina Nascimento: A Sociedade Vegetariana Brasileira classifica os tipos de vegetarianismo em:Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação. Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação. Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Esporte Fitness: Quais são os principais alimentos consumidos por vegetarianos?

Marina Nascimento: O público vegetariano costuma comer alimentos naturais, como: frutas, verduras, cereais, leguminosas e oleaginosas.

Esporte Fitness: Segundo o Ibope o número de vegetarianos no Brasil dobrou em 6 anos e chega a 29 milhões de pessoas. Você vê isso como um movimento natural?

Marina Nascimento: Nós evoluímos com o passar do tempo, isso acontece desde o inicio da humanidade. A transição para o vegetarianismo é só mais uma etapa dessa evolução. 

Esporte Fitness: Consumir carne em excesso faz mal? Se sim, as pessoas estão se conscientizando disso?

Marina Nascimento: Sim, pois diversos estudos relacionam o consumo de carne com câncer e doenças coronarianas. Há um grande grupo de pessoas que iniciam a transição para o vegetarianismo por saúde e isso mostra que está crescendo a conscientização sobre o assunto.

Esporte Fitness: É correto afirmar que todo vegetariano tem uma alimentação saudável?

Marina Nascimento: Não. Principalmente os ovolactovegetarianos conseguem facilmente manter a filosofia alimentar e ao mesmo tempo comer de forma inadequada.

Esporte Fitness: Como foi o seu processo de transição para virar vegetariana?

Marina Nascimento: O processo foi muito rápido para mim. Decidi virar ovolactovegetariana e nunca mais senti vontade de comer carne. Logo após, diminui os ovos, leite e derivados. Hoje já não consumo mais produtos de origem animal. Mas cada pessoa tem o seu tempo.

Esporte Fitness: Você pretende virar vegana?

Marina Nascimento: Sim. No momento já não consumo produtos de origem animal. Mas ainda estou aprendendo sobre veganismo. 

Esporte Fitness: Quais são os primeiros passos a quem quer parar de comer carne?

Marina Nascimento: Primeiro eliminar as carnes que não fazem falta. Por exemplo, se a pessoa não se importa em comer pão sem presunto. Então já corta. E após diminuir na quantidade daquelas carnes em que há um apego maior. Até chegar o momento em que já estiver preparado para tirar tudo.

Esporte Fitness: O que você indica as pessoas que queiram ser vegetarianos ou veganos?

Marina Nascimento: Estabeleça suas metas e respeite o seu tempo. Cada ser humano é único. 

Esporte Fitness: Existe a possibilidade de ter uma alimentação rica sem proteína?

Marina Nascimento: A proteína está presente em diversos alimentos de origem vegetal. Não precisamos comer carnes, ovos ou consumir leite e derivados para obtê-la.

Esporte Fitness: Quais alimentos podem substituir a carne?

Marina Nascimento: As leguminosas e oleaginosas são os alimentos de origem vegetal que contém  mais proteínas. 

Esporte Fitness: Grávidas podem manter uma dieta vegetariana sem fazer nenhuma modificação?

Marina Nascimento: Segundo a Academy of Nutrition and Dietetics (2016) e a American Dietetic Association; Dietitians of Canada (2013), a alimentação vegetariana é adequada em todas as fases da vida, inclusive na gestação. Porém, este período merece uma atenção especial quanto à nutrição, tanto em mães vegetarianas quanto em onívoras.

Esporte Fitness:Existe algum elemento fundamental ao organismo humano que só é encontrado em alimentos de origem animal?

Marina Nascimento: Sim, a vitamina B12 não está presente em alimentos de origem vegetal. A única opção para vegetarianos estritos obterem esta vitamina é fazer a suplementação. Mas é importante salientar que metade da população brasileira que come carne tem níveis insuficientes dessa vitamina, o que torna os cuidado com os onívoros, também muito importante. Comer alimentos de origem animal não garante bons níveis de B12, pois a manutenção dos bons níveis sanguíneos dependem mais do metabolismo de cada pessoa do que da ingestão diária.

Esporte Fitness: Quais são os tipos de dietas vegetarianas e quais as diferenças entrelas? 

Marina Nascimento: A dieta vegetariana é uma dieta normal que exclui os produtos de origem animal. Porém, dependendo do tipo de vegetarianismo que é adotado, alguns produtos de origem animal são mantidos. Como no caso dos ovolactovegetarianos, que mantém os ovos, leite e derivados.

Esporte Fitness: Qual é diferença entre vegetariano e vegano?

Marina Nascimento: O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Já o veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, vestuário ou outras formas de consumo.

Você quer saber mais sobre a nutricionista Marina e agendar uma consulta com ela, clique aqui e acesse o site. Também quer acompanhar o dia a dia dela e dicas em relação a alimentação vegetariana, siga a doutora no instagram: @nutricionistamarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui