O Bristhish Champs era uma das competições de fisiculturismo mais disputadas do velho continente e a porta de entrada para se conseguir um pro card na época. No ano de 2002 foram 119 competidores disputando o tão sonhado cartão profissional, um deficiente visual deu exemplo de superação e surpreendeu a todos, trata-se de Rick Welling.
Nomes como Mark Harris, Pete Brown, Eddie Abbew, Shaun Davis, Ernie Taylor, J.D. Dowadu e Eddie Ellwood haviam conseguido passar pela prova com êxito. Mais tarde teve Flex Lewis e Zack Kan, que também venceram a competição.
Em 2002 seria impossível imaginar que um atleta cego de nascimento conseguiria vencer o campeonato de fisiculturismo. Na verdade só o fato de um deficiente visual competir em alto nível já era impressionante e inimaginável.
Tudo isso caiu por terra quando acompanhado do seu guia, o fisiculturista Rick Welling, com o físico fenomenal, fez o público, os juízes e os outros competidores esquecerem por um instante, que ali estava um homem cego desde do seu nascimento.
Com o físico que faria frente até mesmo aos profissionais da época, sua vitória foi incontestável, tão incontestável, que ao ser anunciado como campeão do show, todos os outros competidores o aplaudiram emocionados nos bastidores da competição.
Rick Welling se tornou o primeiro atleta cego a conquistar o cartão de profissional, e o único a conquistar uma Vitória em um show pró. Sabe o que foi ainda mais incrível na história de superação do atleta, ele competiu com a nata do esporte: Coleman, Cutler e Rhull.
Veja quais foram os campeões antes de Rick:
2001 – Mark Harris
1999 – Pete Brown
1997 – Eddie Abbew
1996 – Shaun Davis
1995 – Ernie Taylor
1992 – J.D. Dowadu
1991 – Eddie Ellwood
Veja todas as matérias do nosso colunista de fisiculturismo Almir Veras
Acompanhe o Facebook do Veras Muscle News