O exercício físico pode gerar resultados positivos contra a ansiedade

0
Atividade física
Foto: Pixabay

De maneira direta e simples exerço uma luta constante contra algo que as pessoas sempre tiveram dentro delas em que um “gatilho” fosse o suficiente para ser despertado. O pânico e ansiedade.

O pânico cria nas pessoas uma histeria e euforia; quase não pensam nem raciocinam e dificilmente o controle emocional é exercido da forma mais concreta possível antes que estragos sejam feitos.

Crendo que o exercício físico é um tratamento não farmacológico no tratamento de diversas doenças. A ansiedade, tristeza profunda e depressão são condições humanas que serão reduzidas assim que o interessado comece a praticar. Sendo assim o pânico é reduzido e as pessoas se comportam melhor.

Cientificamente falando, um simples trabalho aeróbio (caminhada e alongamentos) em pesquisas segundo Guimarães e Caldas (2006) pode-se obter resultados positivos como resistência a ansiedade, melhora nas tarefas diárias, controle emocional, e entendo que promova uma autonomia antes perdida ao longo do tempo, baseando-se em condições emocionais constantes, positivas ou não. M Babyak et al (2000) em dezesseis semanas promoveram em idosos ganhos psicológicos nestas pessoas usando, em um dos métodos, trinta minutos de exercícios aeróbios, como a caminhada.

Nas demais pessoas, matérias jornalísticas informam que certas atividades físicas promovem bom funcionamento cerebral. E que desde cedo tais atividades sejam promovidas. Estímulo a liderança, confiança, concentração e melhora do sono são outros resultados positivos comentados por médicos especializados no assunto.

A proposta, no momento, é que de maneira crescente, o interessado em manter sua mente ocupada, possa fazer dia sim dia não os exercícios abaixo, até vinte vezes:

Abdominal oblíquo (uso de algum objeto de até um quilo)
Pular corda
Polichinelo
Panturrilha (gêmeos) na escada/degrau
Agachamento e salto
Burpee/ “sugado” / agachamento flexão e salto

Dentro de uma segurança, conforto e ritmo, o interessado, escolhendo pelo menos três destes exercícios, irá notar uma diferença bem menos que nesse período de testes que os autores dos artigos propuseram aos candidatos com alto grau de depressão profunda. Outros relatam a ansiedade como início do problema.

Ao encerrar da chamada “zona de conforto”, ao fazer este treino acima, a pessoa com os problemas relacionados ali em cima estará se livrando de um problema menor, que terá como resultado o raciocínio maior, enfrentando problemas do cotidiano e sendo até mesmo a solução. Não é preciso o “muito” para o que deseja, é apenas dar o primeiro passo.

Clique aqui e veja a lista de vídeos em meu canal

PABLO ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Blogueiro; colunista; escritor; ex militar; pós graduado UniFeSP; professor de educação física; YouTuber e condutor da Tocha Olímpica Rio2016

REFERENCIAS – acesso em 18/08/2020 – 10:34

https://www.scielosp.org/article/rbepid/2006.v9n4/481-492/pt/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11020092/
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150420_exercicios_cerebro_lab
http://unbesportes.unb.br/index.php/noticias/68-os-oito-principais-beneficios-mentais-do-esporte

Exercícios

Clique aqui e leia mais matérias do Pablo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui