Na quarentena os atletas seguem se exercitando, mas além disso, também é importante se preocupar com a dieta, né? E quais são as receitas que embalam esses cardápios?
A adequação da dieta nesse período foi fundamental, porque conforme o volume de atividades físicas diminui, precisa diminuir também o consumo de alguns alimentos pra evitar o ganho de peso indesejado.
É importante manter a ingestão regular de frutas e verduras, que fornecem vitaminas e minerais necessários pra performance nos exercícios. Alimentos que fornecem energia, que são de boa digestão e qualidade nutricional são primordiais.
Vale lembrar que não se deve excluir nenhum grupo alimentar, apenas diminuir as porções. Além de ser indicado se alimentar a cada 3 horas pra manter a massa muscular e evitar aquela baita fome causada por grandes intervalos sem comer.
As dietas sempre funcionam melhor quando são mrontadas para cada um em particular, seguindo a adequação nutricional correta de acordo com as necessidades e preferências, mas trouxemos uma opção de cardápio geral elaborado pelo portal Eu Atleta.
Café da manhã:
- 1 porção de fruta (aposte nas frutas da época, elas são mais baratas, nutritivas e sustentáveis) com um pouco de chia e gérmen de trigo. Bom pra um pré-treino porque fornece energia.
- 1 copo de iogurte natural ou 1 copo de leite semidesnatado com mel
- 1 lanchinho de pão francês ou pão de forma ou torradas (integrais) com ovos mexidos, cenoura ralada, tomate e um fio de azeite extravirgem.
Lanche da manhã:
- 1 porção de fruta (da sua preferência) + 3 castanhas do Pará
Almoço:
- Salada colorida de folhas verdes com repolho roxo e cenoura ralada, tomate e cebola
- Filé de peixe assado sobre rodelas de batata baroa ou batata inglesa com casca
- Salada de feijão fradinho com semente de girassol
- Água saborizada com limão siciliano e pedaços de canela
Lanche da tarde ou pré treino:
- 1 sanduíche com pão tipo árabe (dar preferência ao integral) com 2 colheres de sopa de frango desfiado, beterraba ralada e um fio de azeite extravirgem, com temperos naturais (curry ou açafrão)
- 1 xícara de café com canela
Jantar:
- Macarrão integral com cenoura ralada, abobrinha ralada, brócolis, tomate, cogumelos, broto de feijão, ovo cozido, frango ou peixe desfiado, azeite extra-virgem, temperos naturais ou desidratados.
- 1 copo de suco de maracujá
Ceia:
Opção 1
- 1 fatia de queijo canastra com orégano
Opção 2
- 1 copo de iogurte natural com um fio de mel
E aí, deu pra ter uma ideia de como pensar num cardápio leve e saudável pra manter a dieta na quarentena?
Informações: Eu Atleta
LEIA MAIS:
Elaine Rodrigues dá dicas para se manter em forma no inverno