Quarto episódio do documentário da São Silvestre destaca o domínio africano

0
História da corrida da São Silvestre
96ª Corrida de São Silvestre (Gazeta Press)

O atletismo africano tem sido referência e grande força das principais corridas de rua em todo o mundo nas últimas décadas. Na São Silvestre não é diferente, com domínio tanto no masculino quanto no feminino. O maior campeão da Prova é o queniano Paul Tergat, com cinco conquistas (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). Essa história será contada no quarto episódio do documentário feito pela Gazeta Esportiva que vai ao ar nesta quinta (25), a partir das 10h, no site www.gazetaesportiva.com.

A história vitoriosa dos atletas africanos em São Paulo começou na década de 1990, quando os quenianos Simon Chemwoyo, em 92, e Helen Hellen Kimayio, em 93, garantiam os lugares mais altos do pódio da Elite. Ali começava uma grande rivalidade com os brasileiros e uma hegemonia que persiste até hoje. Foram 21 conquistas em 27 anos de provas, sendo que a última vitória de um não africano foi em 2010, com o tricampeão Marilson Gomes dos Santos.

Entre as mulheres, há um maior número de vitórias de atletas de corredoras de países de outros continentes desde o primeiro lugar de Hellen, há 26 anos. Porém, desde 2007, as atletas africanas dominam a São Silvestre, garantindo não somente os títulos mas também posições entre as dez mais bem colocadas.

Além disso, o capítulo também falará sobre a nova geração brasileira através da São Silvestrinha, evento criado para aproximar os jovens do esporte e colaborar com o fortalecimento da base do atletismo.

No quinto e último episódio, dia 1º de abril, será a vez do protagonismo dos corredores amadores, que fazem a grandeza da corrida, e a presença da Prova no cinema, com um documentário premiado produzido em 2013.

A 96ª edição da São Silvestre, que deveria acontecer em dezembro último, foi transferida para o dia 11 de julho. As inscrições seguem abertas no site oficial: www.saosilvestre.com.br.

LEIA MAIS

No mês do Dia Mundial Sem Carne, especialista aponta alternativas de alimentações ricas em proteína

Atividade física ajuda no combate ao coronavírus, mas estresse prejudica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui