Segundo pesquisa da Vigitel, mais da metade da população brasileira (55%) está acima do peso. O levantamento indica também que houve um aumento de 67,8% nas taxas de obesidade no Brasil entre 2006 e 2018, saindo de 11,8% para 19,8%. Trata se do maior índice de obesidade nos últimos 13 anos segundo o ministério da saúde.
A obesidade teve maior crescimento entre a população adulta de 25 a 44 anos, com taxas acima de 80% e entre mulheres: 20,7% contra 18,7% dos homens, em 2018. Em relação ao excesso de peso, os mais afetados são os jovens, de 18 a 24 anos, e mulheres.
” O grande aumento da obesidade se dá com o elevado consumo de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar”, disse Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.
Identificando a obesidade
A obesidade é definida pelo índice de massa corporal (IMC) acima de 30. O problema está associado a uma série de condições de saúde perigosas, incluindo doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), e diabetes tipo 2.
Boa notícia
Apesar do aumento generalizado de peso da população a pesquisa Vigitel descobriu, que o brasileiro tem buscado um estilo de vida mais saudável. Os novos dados apontam um aumento de 15,5% no consumo de frutas e hortaliças. A frequência de consumo é maior entre as mulheres (27,2%).
Via: Veja
Leia também
Dr. Rodrigo explica: É possível perder somente a gordura de uma parte especifica do corpo?
Estudo indica que azeite previne Alzheimer e ajuda a memória