O excesso de gordura no corpo pode ser um problema gigantesco na saúde de uma pessoa. E no Brasil isso vem se tornando cada vez mais sério. É o que mostram os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, que revelam que 55,7% dos brasileiros acima de 18 anos estavam com sobrepeso e precisam mudar os hábitos para redução de gordura.
Entre as complicações causadas pelo acúmulo de gordura estão as síndromes metabólicas e as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão arterial, cânceres e doenças respiratórias. Segundo a OMS (2018), as DCNTs são responsáveis por 74% dos óbitos no Brasil.
Agora a pergunta que fica é: Como é possível mudar esse cenário e manter a saúde? Simples, basta mudar os hábitos e começar a praticar atividades físicas e se reeducar na alimentação para realizar a redução de gordura.
A nutricionista e consultora da Gaea Elementals, Karla Maciel ressalta: “É importante contar com uma nutrição adequada para promover benefícios à saúde da população. Destaco a combinação de estratégias nutricionais termogênicas e estimulantes que, de acordo com os estudos, trazem bons resultados quando associados a determinados alimentos com essas propriedades como guaraná, chá-verde, gengibre e hibisco”, explica.
Confira a seguir os principais benefícios destes alimentos para redução de gordura:
Guaraná
Fruto nativo do Brasil, o guaraná possui rica composição nutricional com alta concentração de antioxidantes como catequinas, epicatequinas e proantocianidinas, além da cafeína e guaranina, outros compostos estimulantes. É valorizado pelo seu alto teor de cafeína alcalina anidra, tipo que é absorvido e liberado em uma taxa mais lenta em comparação à pura, produzindo um efeito estimulante mais prolongado. O teor de cafeína na semente de guaraná é de 2 a 5 vezes maior que o do grão de café. As propriedades termogênicas e estimulantes do guaraná já são bem pontuadas na literatura científica, oferecendo outros benefícios além da ativação do sistema nervoso como aumento da energia corporal e do metabolismo associado ao desempenho em exercícios físicos.
Chá-verde
O chá-verde é um dos principais contribuintes da termogênese corporal devido ao teor de cafeína e catequinas em sua composição. A combinação desses dois compostos promove mecanismos associados na ação estimulante, aumentando a atividade do sistema nervoso central e potencializando os efeitos estimulantes, termogênicos e de oxidação de gordura.
Gengibre
O consumo de gengibre é associado ao aumento da termogênese e da quebra de células de gordura no corpo. Alguns estudos comprovam essa propriedade, como a revisão feita por Maharlouei et al. (2019), que demonstrou que a suplementação com gengibre pode promover redução significativa do peso corporal da razão cintura-quadril e da circunferência de quadril. Outro benefício associado ao emagrecimento que merece atenção é o possível efeito adaptógeno do gengibre, que é a capacidade do organismo de se adaptar a diversas situações de estresse. Estudos iniciais revelam que os compostos presentes em sua composição auxiliam na modulação da ansiedade e do estresse, regulando assim o comportamento alimentar.
Hibisco
Conhecido pelo seu alto teor de polifenóis, o hibisco é uma flor com propriedades diurética e termogênica, podendo ser um importante aliado no emagrecimento saudável. Dentre os mecanismos desses polifenóis, destaca-se a capacidade de acelerar o gasto de energia por meio da utilização de gorduras nesse processo de metabolismo energético.
Uma boa maneira de combinar todos esses ingredientes e consumir de uma única vez os nutrientes concentrados é através dos shots funcionais que a Gaea Elementals disponibiliza para o mercado. A versão “Red Bullet” reúne em única dose hibisco, guaraná, chá-verde e gengibre. Essa combinação tem o objetivo de promover mais energia e disposição, além de auxiliar na queima de gordura quando aliada a uma alimentação equilibrada.
LEIA MAIS:
Suplementação de Beta-alanina é liberada para o Brasil
Siga o Esporte Fitness no Instagram: @esportefitnessoficial