O setor de suplementos alimentares comemora mais um avanço com a liberação de beta-alanina para o mercado nacional. A permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Resolução – RE nº 4.502, foi publicada no dia 09 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), e comtemplou a aprovação do aminoácido pelo órgão regulador.
Por ser capaz de melhorar a performance nas atividades físicas esportivas, ou seja, possuir efeito ergogênico, a suplementação de beta-alanina se expandiu nos últimos anos. Bastante utilizada por atletas e praticantes de atividades desportivas, a beta-alanina proporciona melhora no desempenho esportivo, ajuda a dimunir a fadiga durante o exercício e atua na recuperação após o treino.
Como no Brasil a beta-alanina ainda não era liberada, muitos consumidores optam por comprar em sites internacionais, com o risco de adquirir um produto de origem duvidosa, de eficácia e qualidade questionada e ainda sem o registro ou notificação da Anvisa. Outra ameaça à vida das pessoas diz respeito à contaminação dos suplementos por substâncias que podem causar reações adversas ou problemas à saúde, por conter outros componentes ativos não conhecidos na sua formulação.
Em meio a esse cenário, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), fez o pedido de aprovação da beta-alanina junto à Anvisa. Agora, com a aprovação aceita e publicada, o segmento se torna mais forte e se prepara para uma nova fase.
Para Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri, a nova medida é resultado de um trabalho desenvolvido para o setor, que vem de encontro não somente com as novas demandas, mas também com a segurança do consumidor. “Precisamos comemorar os avanços que tivemos no setor de suplementos alimentares nesses últimos anos e essa é mais uma conquista alcançada. Destacamos aqui a aprovação e regularização junto à Anvisa de mais uma suplementação que ocupa um espaço importante dentro da sua especialidade. Outro fator de grande importância é o nosso compromisso com a segurança do consumidor e a saúde pública. Portanto, de acordo com os procedimentos da própria Agência, até que a lista positiva de ingredientes para suplementos alimentares seja novamente atualizada pela Anvisa, somente as empresas que estiverem associadas à Brasnutri poderão utilizar e comercializar a beta-alanina”, declara.
Na avaliação de Synésio, a liberação da beta-alanina já contabiliza um crescimento e expansão para os próximos anos. “Isso mostra que temos e podemos avançar ainda mais. Os hábitos dos brasileiros estão se modificando em relação ao autocuidado. Muitos estão procurando formas de manter hábitos saudáveis e fazer exercícios físicos. A manutenção da saúde tem se tornado um tema importante para as pessoas”, afirma.
Para o uso de suplementos alimentares é importante a orientação de um profissional habilitado, pois o tipo de suplemento e a quantidade recomendada varia de acordo com de cada indivíduo. Na hora de escolher um suplemento algumas questões precisam ser observadas pelo consumidor, para isso, a Brasnutri criou o informativo “O que devemos saber ao comprar suplementos nutricionais”, que está disponível gratuitamente para download e impressão no website da Associação, no link publicações.
LEIA MAIS:
Conheça o Mighty Shots Gaea: suplemento com grande concentração de nutrientes e 100% natural
Siga o Esporte Fitness no Instagram: @esportefitnessoficial