Tirar pessoas dos carros gera amplos benefícios para a saúde

0
Ciclista andando pela ciclovias da europa
Foto de Artur Lourenço via blogue Lisbon Cycling

Um estudo realizado pela Instituição de Saúde global de Barcelona (isGlobal), demostra que a expansão das ciclovias nas cidades pode possibilitar benefícios significativos para a saúde e economia.

A pesquisa, financiada pela União Europeia analisa dados de 167 cidades europeias e sugere a extensão da rede de ciclovias está associada ao tipo de transporte escolhido, podendo aumentar a seleção da bicicleta como meio de transporte até 24,7% do total de viagens.

Sendo assim, com mais ciclovias, uma em cada quatro pessoas escolheriam a bicicleta como meio de viajar diariamente . Estima se que em todas as cidades estudas a “magrela” foi escolhida em 24,7% das viagens. Mais de 10.000 mortes prematuras por ano poderiam ser evitadas.

Benefícios para a saúde

Em diferentes estimativas feita pelos pesquisadores, os benefícios para a saúde foram baseados na hipótese de que as cidades tinham ciclovias em todas as ruas.

Nesse caso, Londres poderia evitar até 1.210 mortes prematuras por ano, seguidas por Roma (433 mortes prematuras por ano) e Barcelona (248 mortes prematuras por ano). Só com um aumento de 10% na infra-estrutura de ciclismo também aumentaria significativamente o uso de bicicletas.

É viável economicamente ?

Houve também uma análise econômica para comparar o custo da expansão das ciclovias com os benefícios econômicos estimados da mortalidade prematura evitável. Os resultados expõem que a relação custo-benefício seria alcançada com um aumento de 10% na malha cicloviária, na qual a proporção de benefícios por euro gasto seria de 70 a 1.

“Enfim, podemos concluir que tirar pessoas de carros gera grandes benefícios para a saúde. Uma combinação perfeita seria tornar o carro menos atraente e concentrar políticas voltadas para a conversão de transportes públicos e de bicicleta meios mais atraentes seriam os mais adequados para melhorar a saúde e bem estar”, concluiu a pesquisadora Natalie Mueller.

Via: Revista Bicicleta

Leia também

5 dicas para evitar acidentes ao andar de bicicleta

Dr. Rodrigo explica: É possível perder somente a gordura de uma parte especifica do corpo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui