Ocorrerá a nonagésima quinta edição da corrida mais tradicional de São Paulo e do Brasil, quiçá da América Latina, a São Silvestre.
A corrida que sempre reúne milhares de pessoas e mobiliza toda a cidade para a modalidade. Porém, além de reunir atletas amadores, pessoas que já estão adaptadas a prática, a São Silvestre também traz figuras do mais alto escalão do esporte. Faltando exatos 31 dias, o protagonismo desse ano sem dúvida alguma se volta novamente para os atletas africanos que dominam com folga a década.
No masculino, o Brasil ainda é o detentor de mais títulos por nações, com 29 vitórias, os quenianos vem em seguida, com 14 vitórias.
Já no feminino a hegemonia muda de lugar, as atletas quenianas dominam com 13 triunfos, já as brasileiras ficam na terceira posição, com 5, atrás ainda das portuguesas, que com 7 títulos ainda preservam sua época de ouro dos anos 80, com a hexacampeã da competição e também campeã olímpica, Rosa Mota (81-86), e Aurora Cunha (88).
Na última edição, as atletas Sandrafelis e Pauline Kamulu confirmaram o favoritismo queniano e foram respectivamente primeira, e segunda colocadas. Já o atleta etíope, Belahy Bezabh levou a melhor.
Os últimos vencedores brasileiros foram o tricampeão Marilson Gomes dos Santos (1997, 2005 e 2010) e a maratonista mineira, Lucélia Peres (2006).
Você sabia que ainda tem como você fazer a inscrição? Entre já no site, pois está no seu último lote: https://seguro.saosilvestre.com.br/saosilvestre/login/autenticar. Inclusive, no dia 22, você que quer levar seu filho para uma maratona, também haverá mais uma edição da São Silvestrinha, a 26°: https://seguro.saosilvestre.com.br/saosilvestrinha/login/autenticar.
Aliás, falando em São Silvestre, a equipe Esporte Fitness estará lá para levar a você, todas as informações sobre o dia mais importante dos maratonistas do país.
LEIA MAIS
Dicas para evitar dores no joelho ao andar de bicicleta
Come pouco e não consegue emagrecer? Veja o que o Dr. Rodrigo falou sobre o tema