A reportagem do Esporte Fitness foi a Cotia-SP entrevistar o heptacampeão brasileiro de fisiculturismo, que hoje compete na categoria acima de 50 anos, José Domingos de Paula. O atleta, que estava em sua academia, falou sobre treinos, dieta, a sua rotina e também em relação a polêmicas.
Esporte Fitness: Quando a pessoa vai iniciar na sua academia, qual tipo de treino você passa?
José Domingos de Paula: Isso depende do propósito de cada, pq tem uns que vem com o objetivo de perder peso e outros que vem para ganho de massa. Mas geralmente, para ganho de massa eu passo os treinos básicos (A,B e C), dois músculos por dia e exercícios com três séries de 3 e 10 repetições cada. Depois espero três meses para avaliar e começar a pegar mais pesado. Para quem quer perder é basicamente o mesmo treino, mas aí paço mais a esteira.
Esporte Fitness: Assim que começa a fazer academia já precisa mudar a alimentação?
José Domingos de Paula: Quem quer ganhar não precisa mudar de cara. Espera os três meses de adaptação e depois começa a cortar algumas besteiras. Já quem quer perder precisa de cara ir cortando algumas coisa, como refrigerante, frituras e outras besteiras).
Esporte Fitness: O que você acha dos treinos que a pessoa vai até fadigar o músculo, sem contar as repetições?
José Domingos de Paula: Hoje a gente diversifica muito o treino. Isso vai de cada um, se a pessoa tem dinheiro para investir e fazer uma dieta melhor, ela pode usar esse tipo de treino. O investimento é alto. Precisa mudar muita coisa na alimentação.
Esporte Fitness: Quando você gasta com a sua preparação?
José Domingos de Paula: Meu gasto hoje chega a R$ 3 mil por mês. Hoje eu tenho 100 kg e 1,75 de altura e na minha alimentação eu utilizo mais carboidrato antes do treino e jogo mais proteína para depois do treino.
Esporte Fitness: Como estão as suas metas?
José Domingo de Paula: Hoje eu continuo sem o patrocínio. Agora é tudo comigo, tenho que ver o que dá para eu fazer do bolso. Eu tô visando o Sul-Americano pela Napa Brasil, que será em setembro.
Esporte Fitness: E ainda há preconceito com o esporte?
José Domingo de Paula: Sim. Às vezes você tá passando em um lugar e o cara vai lá e diz: “Olha o bombado ali, tomando bomba eu fico daquele jeito também”. O cara não passa o que a gente passa, fazendo uma alimentação regrada e treinando muito, realizando tudo que precisa. Eles não sabem o gasto com alimentação que a gente tem e tudo que fazemos.
Esporte Fitness: Como quebrar esse preconceito?
José Domingo de Paula: Isso tinha que vir das próprias federações, no entanto, o problema é que já vem delas, elas usam a gente para ganhar. Nós já pagamos as inscrições e todos os gastos para competir, mas quando vamos a um campeonato o que ganhamos: Só um troféu. O atleta não ganha nada, ele só perde, desde a inscrição, tudo. Eu só estou no fisiculturismo por amor ao esporte.
Esporte Fitness: Qual dica você dá para quem está começando no fisiculturismo?
José Domingos de Paula: Tem que gostar. Se gostar, meu, agarra. Não pensa no retorno financeiro. Não é fácil, então se gostar, lute e conquiste.
This is really interesting, You are a very skilled
blogger. I have joined your feed and look
forward to seeking more of your fantastic post.
Also, I have shared your website in my social networks!